A importância da gratidão desde a infância
Se você acredita que ser grato é dizer obrigado, esse texto vai te ajudar a expandir seu conhecimento sobre o assunto e te dará a oportunidade de trazer esse tema para a vida da sua criança.
Robert A. Emmons, professor de psicologia na Universidade da Califórnia, é o maior especialista em gratidão no mundo e liderou pesquisas sobre esse tema por mais de 20 anos e diz que a pratica da gratidão tem efeitos fisiológicos, podendo reduzir a pressão arterial, melhorar a função imunológica e facilitar um sono mais eficiente. Além disso, reduz o risco ao longo da vida de depressão, ansiedade e transtornos de abuso de substâncias e é um fator-chave de resiliência na prevenção do suicídio.
O primeiro passo para ser grato é olhar a vida celebrando o momento presente. O olhar pro passado ou futuro rouba a oportunidade de ser grato, pois lamentamos o que não temos mais ou esperamos que algo ainda vá acontecer para sentirmos gratidão. Reconhecer o que temos de bom é parte da definição do que é gratidão, mas existe um outro elemento menos óbvio: dar crédito a terceiros pelo nosso sucesso, contrariando a nossa necessidade de controlar o ambiente e acreditar que quando algo positivo acontece, é nossa responsabilidade e, quando algo negativo aparece, terceirizar a culpa. E como podemos trabalhar a gratidão em nós e em nossos filhos? Dois fatores são importantes para isso: acreditar que há coisas boas no mundo e descobrir de onde elas vêm para, então, ser grato. Pessoas que praticam a gratidão apresentam os seguintes benefícios:
- Se sentem melhores sobre si mesmos; São mais otimistas; São mais dispostas a ajudar os outros; Têm melhores relacionamentos; Dormem melhor; São menos solitários.
Uma pesquisa feita Universidade da Carolina do Norte pediu para que pais contassem como haviam tentado promover a gratidão em seus filhos de 6 a 9 anos. Foi descoberto que os pais focavam no que os filhos FAZEM para mostrar gratidão, desconsiderando o que eles observam, pensam ou sentem. Ou seja, estamos perdendo a oportunidade de trabalhar vertentes da gratidão com nossas crianças. Ajudar a criança a perceber a importância do que receberam é um bom começo. Depois disso, ajudá-los a compreender esses presentes através dos seus pensamentos e sentimentos vão efetivamente ajudá-los a vivenciar a gratidão.E como podemos fazer isso? Através de perguntas enfatizando os seguintes pontos:
- O que OBSERVAMOS pelo que podemos ser gratosComo PENSAMOS sobre o porquê recebemos algum presenteComo nos SENTIMOS sobre o que recebemosO que FAZEMOS para demonstrar apreciação em retorno ao que recebemos
E como encontrar oportunidades para que isso seja feito no dia a dia?
- Seja exemploLeituras sobre o temaEnsinar a valorizar mais o ato de brincar do que o brinquedoAjudar a criança a reconhecer tudo que é feito para seu bem estarConversar sobre gratidãoEstimule a agradecer lembrando o ato ou presente recebidoIncentive a doação, a generosidade, a empatiaNão dê tudo que a criança deseja
Ser grato só trará benefícios. Aproveite!