
Educação Financeira Infantil em Portugal

Cristina Freitas é mentorada na Escola da Educação Financeira Infantil.
A educação financeira infantil tem ganhado destaque em Portugal, refletindo uma crescente preocupação em preparar as novas gerações para gerir eficazmente os seus recursos financeiros. Esta tendência surge em resposta a dados que indicam um baixo nível de literacia financeira entre os portugueses. Por exemplo, um relatório de 2020 revelou que apenas 26% dos portugueses possuíam conhecimentos adequados para gerir as suas finanças pessoais, contribuindo para elevados níveis de endividamento das famílias e dificuldades na gestão do orçamento doméstico.
Em resposta a este cenário, surgiram iniciativas como a Academia Gesfoco – Educação Financeira Kids & Teens!, fundada por Cristina Freitas. Economista com um Master in Business Administration (MBA) – Especialização: Finanças, Cristina é a primeira Educadora Financeira Infantil, em Portugal, com certificação CFEI pela National Financial Educators Council. A Gesfoco dedica-se a promover a literacia financeira entre crianças e adolescentes, oferecendo recursos educativos que visam capacitá-los a tomar decisões financeiras informadas e responsáveis.
Além das iniciativas privadas, Portugal tem integrado a educação financeira no currículo escolar. O Referencial de Educação Financeira, implementado em 2013, abrange desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, enfatizando a transversalidade do tema e a sua ligação com a cidadania. Contudo, estudos indicam que a efetiva implementação nas escolas ainda enfrenta desafios, nomeadamente devido à falta de formação específica dos professores nesta área, assim como no Brasil.
A crescente oferta de recursos educativos e a integração da educação financeira nos currículos escolares refletem um mercado em expansão e uma sociedade cada vez mais consciente da importância de preparar as crianças para os desafios financeiros do futuro. Iniciativas como as de Cristina Freitas são fundamentais para moldar uma geração mais informada e responsável financeiramente.
Entre os destaques do trabalho da Cristina está a coleção de livros “ABC Financeiro”, criada especialmente para facilitar o diálogo sobre dinheiro entre adultos e crianças. A coleção é composta por histórias lúdicas que ensinam, de forma simples e acessível, conceitos fundamentais de educação financeira. Os livros são uma ferramenta valiosa para pais, educadores e escolas que desejam desenvolver a literacia financeira desde a infância — com leveza, consciência e muita responsabilidade.
Se você atua com educação, parentalidade ou quer contribuir para um futuro financeiro mais consciente em Portugal, conhecer o trabalho da Cristina e os recursos educativos da Academia Gesfoco é um ótimo primeiro passo.
Para conhecer o trabalho da Cristina, acesse: https://www.gesfoco.com/academia