Como proteger as crianças do consumismo infantil na Era Digital: Orientações para pais e educadores
Como abordar esse tema contemporâneo e proteger nossas crianças?
Apesar de estarmos inserido numa sociedade consumidora, onde precisamos consumir para sobreviver, não nascemos consumistas. Nos tornamos consumistas. E o incentivo ao consumo excessivo vem acontecendo cada vez mais cedo, devido à facilidade de acesso à informação oferecida na era digital.
Essa é a primeira geração que pode realizar compras online, contando apenas com um clique. E, embora a legislação tente proteger as crianças, fica cada vez mais difícil o controle da publicidade direcionada para os pequenos pois as crianças estão expostas a esse conteúdo sempre que usam um dispositivo eletrônico.
O tema fica ainda mais grave porque, quando falamos de crianças, elas ainda têm dificuldade de diferenciar a realidade da imaginação, o que torna as propagandas ainda mais apelativas. Somado a isso, a necessidade de pertencimento pode fazer com que a criança acredite que é preciso “ter algo” para fazer parte de um determinado grupo.
E não é só isso! As crianças também sofrem influência dos Youtubers e criadores de conteúdo digital que promovem produtos de maneira indireta, incentivando ainda mais o consumo exagerado e desnecessário.
E nada disso é gratuito! As empresas estão fidelizando seus futuros clientes com essas ações, associando suas marcas a experiências da infância que serão lembradas na vida adulta. Aqui consideramos também empresas de ramos que não são necessariamente voltadas pra crianças, mas que sofrem a influência delas na decisão de compra. Não é incomum ver propagandas de eletrodomésticos, veículos, alimentação com apelo infantil.
Como proteger as crianças do consumismo infantil?
Costumo dizer que se não pode vencê-los, junte-se a eles. Não temos força para combater indústrias que investem milhões em pesquisas para incentivar o consumismo. Mas podemos mostrar para nossos filhos como isso acontece. Ao contrário do que se imagina, embora a criança ainda não tenha habilidade cognitiva para reconhecer as armadilhas da publicidade infantil, ela consegue compreender as estratégias se orientada por um adulto. E como fazer isso?
1 – Converse com a criança sobre o tema;
2 – Leve a criança ao mercado e mostre como produtos com personagens são dispostos estrategicamente na altura do olhar da criança para incentivas o consumo;
3 – Mostre a diferença de preço entre produtos com e sem personagens;
4 – Incentive a discussão do tema em sala de aula;
5 – Mostre pra criança como as propagandas estão embutidas em vídeos do Youtube que parecem inofensivos;
6 – Incentive mais brincadeiras ao ar livre e menos tempo de tela.
Pela primeira vez estamos lidando como esse tema como um problema decorrente da era digital. Portanto, a união da família, escola e sociedade para conter os danos e orientar as crianças é fundamental.